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terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A Escola EB1

A Escola EB1/JI de Subportela propõe-se, no presente ano lectivo de 2009/2010 desenvolver o projecto” Escola – Família, Eu e os Outros”.


Este Projecto tem envolvidos, duas educadoras de Infância, três Professores do 1ºciclo,um Professor da Educação Especial, um Professor de Apoio Educativo e conta, ainda, com a colaboração de todos os Professores das Actividades de Enriquecimento Curricular e com as três Auxiliares de Acção Educativa. Procura-se assim, o envolvimento e a implicação de todos, ou seja, das crianças de todas as faixas etárias, pessoal ao serviço do Estabelecimento e as famílias.
- ------------------ O Projecto educativo “ Escola /Família”, duas realidades para o bem-estar da criança, tem um horizonte temporário que aponta para dois anos lectivos.
------------ Numa primeira fase, privilegiámos a sensibilização às famílias para a importância de existir boa relação entre a casa e a escola, e a segunda fase, aponta para a verdadeira e efectiva participação das famílias na vida da escola.
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Em função dos resultados do ano anterior, , que indicaram uma transformação substancial, na forma como a escola e a família vivem a relação, de juntos partilharem a educação das suas crianças, achamos que o tema “Escola – Família” – “ Eu e os Outros “ seria de manter. A razão da continuidade justifica-se pela certeza de que muito ainda há para fazer, particularmente num momento em que a humanidade no seu conjunto, atravessa graves problemas de intolerância, pobreza e exclusão social. Desenvolver e reforçar sentimentos de pertença uma comunidade territorial e familiar, é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma consciência com referência a uma cidadania mundial.
A Família converte-se no ambiente óptimo para a aquisição da capacidade de tomar como modelo as atitudes positivas, já que é no seu seio que a criança, inicialmente se reconhece, se diferencia dos outros e dá inicio ao processo de socialização primária.
A Escola tem um papel preponderante na auto-afirmação e no desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da solidariedade tornando-se assim insubstituível neste processo.
Pretendemos portanto, através da concretização deste Projecto, que as crianças desenvolvam se como cidadãos e cidadãs criativos, cujas atitudes, valores e competências desenhem o caminho do seu sucesso escolar e educativo.

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