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terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Metodologia Jardim de infância (Movimento da Escola Moderna)

Assim, a equipa educativa dos jardins-de-infância de Subportela e Cortegaça nº2, definiu que a metodologia a utilizar será a será o Modelo Curricular do Movimento da Escola Moderna.
Desta forma neste estabelecimento de educação, a democracia, a par da solidariedade e cooperação, vão constituir o plano de fundo de toda a actuação educativa. Nesta metodologia o educador de infância assume o papel de facilitador e de companheiro experimentado, ou seja ele vai proporcionar às crianças o ambiente propício ao seu desenvolvimento, sendo que elas, as crianças são os actores principais do seu desenvolvimento.
Em congruência com o acima referido, as paredes da sala são os expositores do trabalho das crianças. É nas paredes que se encontram os mapas de registo que ajudam a planificar a avaliar as actividades produzidas por elas. São estes os instrumentos que regulam a acção educativa, participada pelo educador e pelas crianças. Os instrumentos utilizados são: plano de actividades, lista de projectos, mapa mensal de assiduidade, diário de turma e plano semanal. Os dois últimos reflectem a vida semanal do grupo e levam a uma conversa de roda com debate e esclarecimento de atitudes.
Esta metodologia permite ainda a possibilidade de um trabalho mais próximo com a comunidade e a família, o que constitui a base dos problemas aqui identificados. Assim, os saberes da comunidade integram-se no currículo e as crianças aprendem também com a experiência dos mais velhos.
Indo nesta linha de pensamento, a equipa educativa entende e define a educação como um processo contínuo, dinâmico, intencional, globalizador e inclusivo. A educação de infância é concebida como um espaço/tempo no qual a criança constrói e se constrói pelas inter-relações que estabelece.
Concluindo, pode-se salientar que o modelo adoptado pela equipa educativa procura ir ao encontro do que se preconiza na Lei Quadro, no Perfil do Educador, como nas Orientações Curriculares. Segundo estas, “a intencionalidade do processo educativo que caracteriza a intervenção profissional do educador passa por diferentes etapas interligadas que se vão sucedendo e aprofundando e que pressupõem: Observar, planear, agir, avaliar, comunicar e articular (1997: 25,26,27).

1 comentário:

  1. Gosto e amo a minha escola. Gosto dos meus colegas. Temos muitos trabalhos, alguns meninos fazem presenças. Gosto de registar.
    Este é o meu site!

    Dinis. (mensagem ditada)

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